casv-centro-de-atendimento-solicitante-de-visto
Sem categoria

Vídeo/Post Informativo: Visto Americano

Olá amadas, como estão?!
Na semana passada fui a São Paulo para tirar o visto americano. Por isso que não tiveram novos vídeos durante toda a semana e final de semana. Quando voltei e comentei no Instagram, muitas pessoas me pediram para que eu fizesse um vídeo contando como foi, como está todo o processo e enfim. E achei a ideia super boa pois 2 semanas antes da entrevista eu estava super tensa e procurei todos os tipos de informações na internet. Achei coisas muito úteis e outras nem tanto mas todas as informações eram meio que antigas. De 1 ou 2 anos atrás. Algumas coisas, inclusive, já mudaram desde então.
Então resolvi fazer o vídeo e este post para atualizar vocês :)
Espero que ajude quem está querendo tirar o visto!

Eu fechei a minha viagem antes de tirar o visto, o que não é muito aconselhado por muita gente pois se você tirar o visto em cima da hora e por alguma razão ele for negado, você pode perder a viagem ou, caso consiga, adiar.
Fechei a viagem em dezembro, então já estava em cima para marcar para 2013. Minha viagem está marcada para metade de março desse ano.
Como eu e meu irmão fechamos pela CVC (mas por conta própria, sem guias), a atendente foi super atenciosa e se ofereceu para fazer o preenchimento e agendamento da entrevista pois já estava acostumada.
Ela nos enviou uma cópia do formulário a ser preenchido em português (no site americano, ele está em inglês). Cada pessoa tem seu próprio formulário mas você pode marcar a entrevista em família.
Meus pais quiseram aproveitar o embalo e tirar o visto também. Preenchi o formulário de todos e levei na CVC para a agente. No dia seguinte ela me ligou, já havia preenchido todos pelo site e agora precisava pagar a taxa.
Cada pessoa paga a sua taxa do DS-160 (nome do formulário) que é de $160,00 (doletas). Infelizmente eles só aceitam cartão de crédito em 1x ou boleto. E com o dólar super alto, não fica barato. Você pode pagar a taxa de todo mundo em um cartão só.
Após feito o pagamento, você recebe por email o comprovante do pagamento e a confirmação do preenchimento do formulário (eu mostro no vídeo).
A partir daí, você pode entrar no site e fazer o agendamento.
Hoje você precisa tirar 2 dias para tirar o visto americano. O primeiro dia você vai até o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Em São Paulo tem 2 endereços. Eu escolhi o da Vila Mariana que fica na rua José Maria Whitaker (o outro endereço em SP é no Alto do Pinheiros).

No CASV você tira a suas impressões digitais e sua foto. Nada mais do que isso. Você só precisa levar seu passaporte, o comprovante do DS-160 e o formulário de agendamento. A pasta de documentos é desnecessária. Se pegar um dia tranquilo, você só perde 15 minutos lá dentro. Super rápido.
Eu agendei para uma segunda-feira as 14:45. Abre aos domingos também!
Lá você pode entrar de celular mas tem que estar desligado. E eles conferem. Nada de Ipod’s e Ipad’s.

Ah, se esse for seu segundo visto, leve o antigo passaporte com o visto anterior. Eles checam isso também!

Eu marquei o consulado para o dia seguinte, na terça-feira as 7:40 da manhã.
O consulado americano em SP fica na Chácara Santo Antônio na rua Henri Dunant.
Como fazia muito tempo que não íamos para São Paulo, ficamos com medo de pegar trânsito na marginal, então saímos bem cedo. Não pegamos trânsito e chegamos com 1 hora de antecedência, rsrs..
Eles pedem para chegar com 20 minutos, não mais do que isso. As filas lá dentro são organizadas pelos horários de agendamento, então você não precisa se preocupar.
Eu pesquisei bastante no Google sobre como se comportar e como se vestir para a entrevista.
É bacana você se vestir bem mas sem exageros sabe? Aquela roupa que você usaria para passear no final de semana.
Quanto ao comportamento na hora da entrevista: procurar relaxar (sei que é difícil mas ajuda), responder apenas o que o cônsul perguntar (ele não está ali para bater papo), não mentir ou mudar o que já foi informado no formulário (ele está com o formulário na tela, ele só quer confirmar com você o que ele já sabe), não ficar olhando para os lados (isso demonstra nervosismo e ele pode levar isso como um péssimo sinal).
Eu fiz exatamente isso, rsrs..
Levei todos os documentos possíveis e imagináveis em uma pasta bem gorda e ele não olhou nadica. Mas é sempre bom levar para desencargo de consciência. No dia que eu fui, vi muita gente sem nenhuma pasta de documento. Só com o passaporte, os formulários e Deus no coração, rsrs.. Isso que é confiança!

Essa foto não é do dia que eu fui mas é para mostrar para vocês como é a entrada do consulado.
Não adianta levar celular porque lá não entra mesmo ele estando desligado. Aliás, muita coisa não entra lá e está tudo listado no formulário de agendamento.
Itens pontiagudos, com alarmes, dispositivos, celulares, mp3… 
Chaves com alarmes também não entram.
Em frente ao consulado tem vários lugares para café da manhã e almoço. Todos eles tem porta volumes. 
Como meu irmão levou o celular dele e a chave do carro que alugamos tinha alarme, deixamos no porta volumes onde tomamos café. Lá eles cobraram R$5,00 e a maioria cobra esse mesmo valor.
Como agendamos cedo, em coisa de 40 minutos já estávamos indo embora. Percebi que na hora que saímos já estava começando a encher. Então se você puder e conseguir marcar nos horários mais cedo, eu recomendo.
O cônsul me fez poucas perguntas. Apenas o que eu fazia da vida, de qual ramo era a minha empresa, se eu tinha funcionárias.. Pra onde íamos e quando e se era nosso primeiro visto. Ele não perguntou quantos dias vamos ficar por lá e nem endereço de hotel.
Ele fez as mesmas perguntas para o meu irmão e para meu pai. 
Colocamos nossas digitais para confirmação no começo da entrevista e pronto.
O passaporte fica com eles para eles colocarem o visto e a foto que foi tirada no dia anterior no CASV.
Quando você preenche o formulário, você escolhe poder retirar o passaporte no próprio consulado dias depois ou recebê-l- em casa.
Como moro em outro Estado, escolhi que me enviassem. Nesse momento eu tinha poucas informações.
Não sabia se eles avisam, se tinha rastreador, qual empresa fazia essa operação.
Por fim, no dia seguinte a entrevista, recebi um email do consulado avisando que o passaporte foi retirado pela empresa responsável, o código de rastreamento e o site para rastrear.
A empresa que está fazendo a entrega é a DHL. Cada passaporte veio em seu respectivo envelope.
Recebemos na sexta-feira. Super hiper rápido!
Alguns lugares informavam que demoraria umas 2 semanas.
Adorei :)
Para mais algumas informações, é só assistir ao vídeo abaixo!
Beijos!

Post Anterior Próximo Post

Posts Relacionados

No Comments

Leave a Reply