Rosto-Redondo
Sem categoria

Técnica de Contorno (atualização)

Oláá amadas!
Semaninha começando com dicas de uma técnica que está sendo muito requisitada  no momento: contorno e iluminação.
Eu já fiz um vídeo desse pra vocês mas ele já tem 1 ano e achei que deveria atualizá-lo pois agora tenho uma câmera com imagem e áudio melhor né? Esse vídeo foi um pedido de uma leitora que me tem no Facebook. Quer pedir vídeos também? Me segue lá na Fanpage ou me adiciona no meu perfil :) Adoro conversar com vocês!

Bom, eu não mudei muita coisa na forma de fazer nesse vídeo pois não tem muito o que inventar.
O que eu quero esclarecer bem nesse post é o seguinte:
Cada pessoa tem um formato de rosto, com qualidades e “defeitos”. Qualidades e “defeitos” dos quais você quer evidenciar ou disfarçar com a maquiagem. Para isso que existe o contorno.
Então antes de começar a fazer o contorno que vou explicar, se olhe no espelho. Descubra qual é o seu formato de rosto. Se é oval, redondo, quadrado, em formato coração..

Mas Amanda, como eu vou saber qual deles que é? Quais são as características de cada um?
Continue lendo!

– Rosto redondo: tanto a largura como a altura do seu rosto são praticamente as mesmas. Os ângulos do rosto são pouco definidos e as linhas do maxilar são mais arredondas

Esse tipo de contorno para rosto redondo faz com que as laterais sejam afinadas e crie ângulos no rosto. O centro do rosto é iluminado para ser o foco.

– Rosto quadrado: A largura da testa e do maxilar são as mesmas. Os ângulos do maxilar são bem demarcados. A parte lateral do rosto, desde as maçãs do rosto até o maxilar, é em linha reta.

Para o rosto quadrado, é importante criar ângulos mais inclinados acima do maxilar para “quebrar” a linha reta. O mesmo se aplica na testa. Não escurecer as laterais pois isso pode acentuar a linha reta que já existe da maçã do rosto até o maxilar.

– Rosto diamante: este formato de rosto tende a se assemelhar com o de coração ou triangular mas tem sim suas diferenças. O rosto diamante se assemelha a um formato de um losango. É um rosto mais alongado mas não tanto como o coração, com testa e maxilar mais estreitos e maçãs do rosto bem proeminente.

Para esse tipo de rosto, o contorno é bem sutil. Eu ultrapassaria um pouco a linha do contorno até um pouco para as maçãs do rosto, para suavizar a proeminência delas. Por ter testa e maxilar mais estreitos, não os contorne pois isso fará com que eles aparentem ser ainda mais estreitos. Na imagem demonstra a iluminação do queixo mas cuidado pois você pode iluminar/destacar um fator que já é proeminente no seu rosto.
– Rosto coração: muto similar ao diamante mas tem suas características. É um rosto mais alongado, com maxilar estreito e testa mais larga. Também tem as maçãs do rosto mais proeminentes. O formato do maxilar lembra um triangulo invertido.
O contorno e iluminação é praticamente o mesmo do formato diamante mas nesse caso, por conta da testa mais larga, ela é contornada também.
Também, nesse caso, teria cuidado ao iluminar o queixo. E de forma alguma ilumine seu maxilar!
– Rosto Triangular: esse formato de rosto é o oposto do coração. Nesse caso a testa é mais estreita e o maxilar é mais largo. As maçãs do rosto não são tão proeminentes. 
Para este formato de rosto, contorne as laterais até chegar a base do maxilar, para estreitar mais esse região. Ilumine o queixo para criar um ponto de luz, tirando a atenção do maxilar. Testa é bem iluminada para aparentar ser mais larga. Abaixo dos olhos também é iluminado.
– Rosto alongado: Formato de rosto londo e estreito no geral. Pode “puxar” para o oval caso a mandíbula seja mais arredondada ou retangular caso tenha os traços do queixo mais definidos e retos.
Para disfarçar o alongado do rosto, a dica principal é contornar a base da testa e abaixo do queixo. Isso já vai dar muita diferença e seu rosto vai aparentar ser mais curto. Na imagem não mostra contorno abaixo das maçãs do rosto pois ele já é estreito e se você fizer isso, vai estreitá-lo ainda mais. Se você não se importa e quer fazer essa marcação característica, sinta-se livre para o fazer.
– Rosto oval: considerado o rosto ideal pois tem as medidas proporcionais e mais equilibradas do que os outros tipos de formatos. Por isso até a maioria dos contornos acima tendem a deixar o rosto o mais perto do formato oval possível. O meu caso é o rosto oval levemente arredondado. 
As imagens acima foram retiradas do blog mundo-maquiado.blogspot.com.br
No vídeo abaixo mostro pra vocês como eu contorno o meu rosto :)
Aperte o play!
Como materiais vocês podem utilizar bases e corretivos, como eu utilizei no vídeo ou:
Para contorno pós/blushes e sombras opacas para o mesmo efeito e para iluminar um sombra clara levemente perolada ou um pó 1 ou 2 tons mais claro que seu tom de pele.
Lembrando que os contornos nas imagens acima são apenas sugestões para cada formato de rosto. 
O importante é conhecer seu rosto e destacar aquilo que mais gosta e disfarçar aquilo que gosta menos :)
Produtos utilizados:

– Primer POREfessional da Benefit;
– Contorno: Base Alta Definição Bege Canela da Make B.;
– Iluminação: Corretivo mais claro da paleta de Corretivos Camouflage da Make Up For Ever;
– Base preenchimento: Velvet Cor Soft 04 da Contém 1g;
– Definição do Contorno: Blush Harmony da MAC;
– Definição da Iluminação: Pó Compacto Mineral da Avon Bege Claro;
– Pó geral: Photoready da Revlon na cor Light Peach ou Pó Translúcido da MAC.

Post Anterior Próximo Post

Posts Relacionados

3 Comments

  • Reply Lígia 2 de abril de 2014 at 03:18

    Esse foi o tuto mais explicadinho que eu achei, parabéns Amanda! Eu só tenho uma dúvida, tenho olheiras bem marcadas, dão aspecto de olhos fundos, então preciso usar corretivo salmão e depois um cor de pele, caso contrário a pele fica cinzenta, sabe? então, se eu usar um tom mais claro de corretivo cor de pele após o colorido, como posso iluminar sem deixar um aspecto pesado nessa área do rosto?

    P.s.: a paleta de corretivo que tô usando agora é a da tracta, da coleção pausa para feminices (recém chegado).

    • Reply Amanda 5 de abril de 2014 at 14:46

      Oi Ligia, tudo bem flor? Poxa, obrigada! Eu tentei ser o mais explicativa possível nesse vídeo/post! Rsrs..
      Bom, o corretivo salmão hoje ajuda demais então não o abandone. Melhor do que outras cores, inclusive. Faça essa "correção" das olheiras antes de passar a base (não sei se você já faz assim). Após aplicar a base, fazer toda a fundação do rosto e a maquiagem dos olhos, se você ainda quiser que fique mais claro abaixo dos olhos, você reutiliza o corretivo mais claro aplicando com os dedos. O calor de pele com pele vai fazer o produto aderir melhor e não pesar. Ou, como eu faço: eu tenho um pó bem clarinho, não é translúcido, ele só é 1 tom abaixo do meu tom de pele e eu uso ele para finalizar nessa região. Até para ajudar a selar aquele corretivo né? Ajuda bem.
      Espero ter te ajudado. Mais pra frente farei um vídeo especial de olheiras :)
      Beijos!

  • Reply Thalita Ribeiro 27 de setembro de 2014 at 23:01

    Oii Amanda, tudo bem? !
    Estou conhecendo seu trabalho agora e estou gostando muito!!! Adoooro maquiagem mas sou bem iniciante ainda com essas técnicas profissionais! Quero mto me arriscar no contorno porque eu acho q deixa a pele linda, mas tenho medo de não acertar no formato certo do meu rosto, acho q ele é oval mas não tenho certeza! Acho até q ele é um pouco parecido com o seu com relação ao formato.
    Tem alguma outra dica pra passar?! Beijos e Parabéns pelo tutorial :

  • Leave a Reply